Projetos


Projetos selecionados em 2012

01- Poesia no Campus;

O projeto destina-se à comunidade da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campusde Arapiraca.O projeto visa estudar a grandes poesias brasileira e portuguesa até grandes poetas da atualidade. A partir dessa análise, o projeto busca auxiliar os participantes a criar suas próprias composições, e apresentar tais criações à comunidade.
Coordenador:  Yago Bezerra Marinho Martins
Contato: 9915-8540 yagomarinho@hotmail.com
Local: Campus de Arapiraca
Dia: segunda
Horário: 13:00 às 14:30
02- Birimbalada.

O objetivo geral do projeto é fomentar e divulgar a Cultura Brasileira através da música e de um Instrumento intimamente ligado à nossa história. Fazendo com que a Comunidade acadêmica entenda os processos sócio- históricos ligados à capoeira, bem como a arte, a cultura e a música brasileira.
Inscrições: 9911-4312/ 9930-4313
Coordenador: Tatiane Trindade Machado 
Contato:9911-4312
Local: Sala de Práticas Corporais/ Bloco 22 B/ Campus de Arapiraca
Dia: Quarta e Sexta
Horário: 12:00 às 13:00
03- Alô UFAL! Arte é essencial;

O projeto Busca a máxima participação da comunidade estudantil nas atividades pretendidas, integrando os vários cursos existentes no campus, sem distinção de sexo ou de cargos acadêmicos. 
Coordenador: Juliana Michaello Davino Dias
Contato: 9908-0983
Local:Apapiraca
Dia e horário: Ligar para a coordenadora
04- Teatro de Bonecos uma Vivência Armorial;

O projeto tem por objetivo divulgar e discutir as bases do Movimento Armorial, movimento este que pretende realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da cultura do País
Coordenador: 9698-3804 Gessyca
Contato: 9698-3803 Anderson
Local: Campus Maceió-  Sala Verde, Biblioteca Central do Campus Maceió
Dia: Quinta e Sexta
Horário:9:00 às 11:00
05- Ginástica Circense: a arte do malabarismo na UFAL;

O projeto se insere na modalidade I do Edital – Artes cênicas, com ênfase no Circo, pois tem por característica principal resgatar esta manifestação artística, apresentando suas possibilidades na formação dos estudantes da UFAL.Devido ao espaço disponibilizado para a realização do projeto, apenas 20 vagas serão ofertadas. No entanto, será criado um cadastro de reserva para os demais interessados.
Inscrições:  3316-8979
Coordenador:  Joelma de Oliveira Aluquerque
Local: Campus de Arapiraca
Dia: Terça e Quinta
Horário: 14:00 às 15:00
06- DançáPopular;

O Projeto ¹“Dançápopular” irá desenvolver atividades relacionadas às tradições populares do Estado de Alagoas, em especial ao Guerreiro, folguedo genuinamente alagoano, focando os paradigmas do conceito de folclore, da tradição e recriação dessa manifestação.
Inscrições: 8875-2458
Coordenador: José Eduardo Ferreira da Silva
Local: Campus Maceió
Dia e horário: Ligar para coordenador
07- Arte e Ação;
Inscrições: 8835-4523
Coordenador: José Fábio  dos Santos
Contato: 8835-4523
Local: Campus Maceió
Dia e horário: Ligar para o coordenador

08- Lula Vive;

Pretende em primeira ocasião atingir a comunidade acadêmica por meio da cultura popular.Há uma compreensão da importância da valorização do baião como elemento cultural transformador.A partir disso, objetiva atingir também alunos de escolas públicas, para que toda a movimentação saia das dependências universitárias e passe a atuar diretamente com a sociedade, ajudando também dessa maneira a formar platéia pra tal linguagem artística.
Inscrições:  8875-2458
Coordenador: Anderson Alan Fidelis Souza
Contato: 8875-2458
Local: Maceió
Dia: Segunda feira 23/04 no Espaço cultural
Horário: A parti 17:00
09- Vidarte;

O projeto “Vidarte – Construindo diálogos através do Teatro do Oprimido” propõe inserir o Teatro do Oprimido (TO) metodologia artística criada por Augusto Boal como prática complementar à vivência acadêmica, contribuindo na luta por uma universidade de excelência acadêmica e socialmente referendada através de curso em TO e outras atividades artístico-culturais.
Inscrições: 9675-4060
Coordenador: Ana Carolina Morais Dorville de Araujo
Contato:9675-4060
Local: Campus de Maceió
Dia e horário: Ligar para coordenadora

10- Politização e expressão corporal através da dança de rua;

Esse projeto é uma iniciativa do estudante de filosofia e professor de dança de rua Adriano Francisco, essa proposta de início foi trabalhada for da universidade, recebendo incentivos da própria UFAL para sua elaboração, desenvolvimento e implantação.
Inscrições:  9940-1944
Coordenador:  Adriano Franscico dos Santos
Contato: 3378-7456
Local: Campus Maceió
Dia e horário: Ligar para o coordenador
11- Vem prá roda você também;

O objetivo é Divulgar dando visibilidade e oportunidade de vivência artística da capoeira angola e demais manifestações associadas como Maculelê, Puxada de Rede e Samba Duro, Samba de Roda e Dança do Congada, no espaço acadêmico durante seis meses.
Inscrições:  (82) 8859 8572.
Coordenador:  Profª Drª Rachel Rocha - Laboratório da Cidade e do Contemporâneo - LACC/ICS.
Contato: (82) 8859 8572.
Local: Na sala multiuso, no Espaço Cultural, Praça Sinimbu.
Dia: segundas e quartas
Horário: 19:00 às 20:30
12- Digitalizando a arte e a cultura alagoana;

O projeto Digitalizando a Arte e a Cultura Alagoana tem por objetivo registrar em vídeo algumas das manifestações artísticas e culturais encontradas no estado de Alagoas.
Inscrições: Envie nome completo, curso e número de telefone para:CulturaAlagoana@gmail.com
Coordenador:  Manuel Henrique 
Contato:(82)8858-7293
Local: Campus Maceió
Dia e horário: Ligar para o coordenador
13- Bancartalentos.

Oprojeto tem como objetivo principal alimentar a subjetividade do aluno e público em geral, entendendo que a arte como um todo é uma das formas mais eficazes de educar e também de revelar como o mundo está sendo visto,sentido pelos outros por  nós mesmo.
Coordenador: Maria Ester Ferreira da Silva
Contato:9921-1917
Local: Arapiraca/ Palmeira dos Índios 
Dia e horário: Ligar para a coordenadora
14- Proseando Lêdo Ivo de sua poética a estética do absurdo no teatro brasileiro.

Inscrição: 9624-6181
Coordenador: Washingtons Monteiro de Anunciação
Contato: 8836-2935 Cássia
Local: Campus Maceió
Dia: Segundas
Horário: 17:00 às 20:00
15- Sinfonia das Águas.

Trata-se da implementação de Oficinas de Musica para os alunos da Unidade de Ensino Penedo/Campus Arapiraca, na  modalidade Violão, objetivando a inserção Desses alunos ao “ mundo musical” , incentivando-os a desenvolverem suas aptiões artíticas e culturais.

Inscrições: 9175-2907
Coordenador: José Petrúcio Da Silva Junior
Contato: 3551-3645
Local: Campus Maceió
Dia: terças e quintas
Horário: Ligar para o coordenador

16- Quinta Cultural No CECA.

Mostra de filme e documentários e mesa redondas, a apresentação musical e artística da população local e da própria comunidade acadêmica serão as expressões culturais empregadas neste projeto.

Inscrições: 3261-1351
Coordenador:  Elton Lima Santos
Contato:8846-0968
Local: Rio Largo-CECA
Dia: Quintas
Horário: 13:00 ÀS 16:30

17- Dança e Formação.

Objetiva a formação política por meio da dança de rua.expondo a importância do Hip Hop no despertar do pensamento crítico das classes menos favorecidas.
Inscrições:  25 vagas /8899-0027
Coordenador: Jhon
Contato: 9940-1994/ 8117-9514
Local: Tenda cultural/ Campus de Maceió
Dia: Segundas
Horário: 14:00 às 17:00
18- Beabá do Repente.

O projeto “ Beaba do Repente”surgiu a parti da percepção da necessidade de nascer novos repentista em Alagoas, poetas que são capazes de fazer rimas improvisadas, usando para esse fim o rap, o coco de embolada e acantoria de viola.
Inscrições: 3441-4208
Coordenador: Elton Lima Santos
Contato: 8870-6539
Local: Campus Maceió
Dia e horário: Ligar para o coordenador




Projetos selecionados em 2011



Maceió
           Recicante
O projeto Recicante surgiu a partir da percepção da carência de eventos na Universidade Federal de Alagoas que proporcionem espaço para apresentações artísticas, referente a criações literárias e musicais produzidas pela comunidade acadêmica.
Dentre os eventos que o Recicante pretende realizar estão apresentações de literatura (poesia ou prosa) e música (vocal ou instrumental), produzidas pelos integrantes da universidade. As apresentações principais acontecerão uma vez por mês na Tenda da Cultura Estudantil da UFAL.


 Dança Afro
Análises/reflexões gerais sobre o processo de formação de professores na instituição de ensino Superior em Alagoas, a partir da lei 11.645 que trata de aspectos históricos relacionados ao tema Étnico- Raciais. O projeto dança afro também se propõe a criar bases para maior percepção dos mecanismos de consolidação e expansão do modelo universitário em Alagoas, bem como dos novos desafios a serem superados pela instituição universitária, na reestruturação curricular e implementação de políticas públicas com ações afirmativas para a educação e sistema de ensino  na conjuntura contemporânea.




Vidarte
O Vidarte é um projeto realizado pelos alunos da UFAL - Universidade Federal de Alagoas, utilizando a metodologia do Teatro do Oprimido (TO), que foi desenvolvida por Augusto Boal, no Rio de Janeiro, em meados da década de 60, e é hoje praticada em mais de 70 países. O T.O. é uma prática teatral, cujo objetivo é promover a reflexão do espect-ator sobre a sua realidade, expondo o modo como a sua conduta resulta da sua percepção das relações de poder, de processos de dominação e exclusão social. Pretende-se com esta metodologia clarificar estes processos, dando ao sujeito modos de agir com conhecimento, e promovendo a conscientização dos espectadores para realidades como os preconceitos que as pessoas sofrem na sociedade, exclusões sociais, assédio, e qualquer forma de opressão sofrida.
O Vidarte é um projeto contemplado pelo Programa Vivência da Arte na UFAL - Universidade Federal de Alagoas. Que se propõe a implementar o TO na Universidade como uma metodologia complementar à vivência acadêmica. Através de meios estéticos, desejamos a fortalecer a prática do diálogo como instrumento para a mediação e superação de situações reais de conflito. 


Vivendo Maracatu 
Um grupo formado por cinco estudantes da Universidade Federal de Alagoas, que aprovados no edital de Vivência de Arte da UFAL, buscam levar os ritmos alagoanos para dentro do campo acadêmico e desenvolver assim um elo entre a academia e o saber popular. 
Somos um grupo de amantes da percussão e dos ritmos alagoanos. Buscamos unir os saberes popular e acadêmico, levando para a UFAL guerreiros que movimentam a cultura popular em Alagoas, batuqueiros e estudiosos que tem no sangue o batuque e na alma a vontade de ver as manifestações populares ganhando espaço e sendo reconhecidas como parte importante da formação do povo alagoano. Somos o Projeto Vivendo Maracatu, parte do Programa de Vivência de Arte da UFAL (PROEST) e parceiros do Coletivo AfroCaeté.  




Vem Prá Roda Você Também
O projeto Vem Pra Roda Você Também acontece desde 2010 pelo edital de Vivência de Arte na UFAL da Pro-Reitoria Estudantil, passou pela avaliação e teve os seus objetivos concluídos com êxito em 2010, sendo assim, foi contemplado com a renovação para o Edital de Vivência de arte de 2011, esperando então realizar junto com os outros projetos e com a Proest mais um ano de muita arte na Universidade.
O objetivo é Divulgar dando visibilidade e oportunidade de vivência artística da capoeira angola e demais manifestações associadas como Maculelê, Puxada de Rede e Samba Duro, Samba de Roda e Dança do Congada, no espaço acadêmico durante seis meses.
O Vem pra Roda investe da divulgação da Cultura Afro-brasileira no espaço universitário para a desconstrução positiva do preconceito étnico através da arte.



Cine OLHO VIVO
O Projeto Cine OLHO VIVO nasceu em 2010 no primeiro edital do Programa de Vivência de Arte da UFAL da Pró-Reitoria Estudantil / PROEST. Somos um cine Clube que se articula para além da Universidade. Atualmente temos sessões na UFAL todas as sextas as 17:30 na praça do RU. E no Filme de Quinta, todas as quintas na Music Bar Anexo, em Parceria com o Cine Barracão e Ernani Produções. Desenvolvemos parceria com o SESC/CENTRO, CINE SESI/PAJUÇARA, Cine Arte Popular - Programadora Brasil

Interior

Arapiraca 

Projeto: Vamos jogar capoeira, vamos tocar berimbal a arte da capoeiragem na UFAL

O objetivo do Programa Vivência de Arte na UFAL é criar oportunidades de produção e atuação artístico-cultural  para  os estudantes vinculados aos diversos cursos  de graduação  existentes na UFAL. Visa  despertar  o interesse  e estimular a participação dos estudantes em atividades artísticas e culturais, abrindo espaços para que possam revelar seus talentos e potenciais criativos no campo da arte e da cultura. Fazer com que os estudantes  da UFAL  vivenciem a arte como um elemento fundamental no processo de sua formação pessoal, profissional e cidadã. 
A escolha da temática não se dá por acaso, tem sentido pela nossa participação direta com o mundo da capoeira, muitas, rodas e eventos durante os quase treze e anos de prática. Os alunos envolvidos, além de despertar o interesse pela capoeira nas aulas da Disciplina Metodologia do Ensino da Capoeira, destacaram-se em outro projeto realizado ano passado no Campus Arapiraca intitulado Pé de Berimbau. Sendo assim pretendemos envolver todo o Campus trabalhando com oficinas teóricas e práticas, a teoria estará relacionada a Educação e à Sociologia fruto da monografia de especialização da coordenadora do presente projeto cujo titulo foi Capoeira: Revelação e Ocultamento de Um Conteúdo Programático na Educação Básica e de muitos trabalhos durante a Graduação em Ciências Sociais, principalmente na Disciplina Cultura Brasileira e também na Disciplina Sociologia da Cultura, a qual participou como aluna especial do Mestrado em Sociologia da UFAL. Estudamos a teoria na disciplina de Capoeira e a pratica na participação no projeto anterior. Justifica-se também pelo conteúdo histórico e cultural que a arte da capoeira carrega, pois, juntamente com a capoeira arte, luta, dança, manifestação cultural virão outras manifestações como Maculêlê, samba de roda, puxada de rede, dança e teatro afro-brasileiro
Vídeos do Projeto

Fotos do Projeto 

Palmeira dos Índios (Em construção) 
Viçosa (Em construção) 
Penedo (Em construção)
Santana (Em construção) 
Delmiro (Em construção)